Utilizando música nas aulas de Língua Inglesa

 

O aprendizado de uma língua estrangeira permite ao estudante a descoberta de novos horizontes cognitivos, culturais, acadêmicos e profissionais. Para um processo eficaz de socialização, a linguagem falada, fruto de experiência e contato sonoro com o idioma escolhido se torna mais atrativa para este aprendizado.  Desta forma, a utilização da música em sala de aula pode se tornar atraente para o aluno, de modo que possa ajudá-lo a assimilar o novo idioma de forma mais eficaz e significativa, pois ela está presente na vida de todos. É praticamente impossível encontrar alguém que não se identifique com pelo menos um estilo musical.

Cabe ao educador planejar atividades que envolvam músicas de diferentes épocas, de diferentes formas, de diferentes compositores, a fim de tornar seu trabalho criativo, despertando a motivação dos educandos, imaginando possibilidades de aprendizado relacionadas com a descoberta e com a criação de novas formas de expressão através da música.

Assim, levar música até as aulas de Língua Inglesa proporciona aos alunos a chance de interagir com diversas variantes sem atitude preconceituosa, oportunizando discussão das diferenças culturais a partir dos usos lingüísticos da música em língua Inglesa.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

1° PASSO (AULA)

Utilizar a música The Freedom Sound  do Jason Marz.

No primeiro momento o professor deve tocar a música e depois conversar com os alunos sobre o assunto da música. Neste momento deixa-se de lado as traduções.

Para que o texto ou a linguagem faça sentido, o aluno precisa acionar conhecimentos prévios – que pode ser de sua língua materna. Com isto o aluno pode ativar o vínculo entre vida e língua discutido por Bahktin:

A língua penetra na vida através dos enunciados concretos que a realizam, e é também através dos enunciados concretos que a vida penetra na língua (1997, p. 282).

Nesta aula o professor deve ouvir a música várias vezes com o aluno. No primeiro momento sem a utilização da letra e depois com a letra, para o aluno acompanhar a grafia e o som.

Com certeza as reclamações virão, mas tudo vai de uma negociação do professor para, por exemplo, aceitar sugestão de outras músicas para as próximas aulas.

2° PASSO (AULA)

Neste ponto é interessante buscar no texto as palavras conhecidas pelos alunos e as palavras que são parecidas com o nosso idioma.Nesta aula o professor junto com os alunos poderá analisar as frases da música traduzindo apenas as palavras principais e tentar ajudar os alunos a descobrirem os significados das outras.

Agora é interessante tocar novamente a música e os alunos tentarem entender os significados das frases tocadas.

Bem, por enquanto é isto.

Se você aplicou esta aula/sugestão, nos fale sobre como foi! Queremos compartilhar com todos!

Grande abraço,

Samuel Santos

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